Por pouco, Roger Federer escapou de ser mais uma vítima das incríveis zebras em Roland Garros. Após estar perdendo por 2 sets a 0 para o freguês Tommy Haas, o suíço número 2 salvou-se do sufoco no quarto set, virou a partida e se manteve vivo no Grand Slam francês.
Por 6/7(4), 5/7, 6/4, 6/0 e 6/2, em 3h07m, Roger Federer conseguiu sua nona vitória em 11 jogos diante de Tommy Haas e avançou às quartas de final em Paris. Seu próximo adversário será o francês Gael Monfils, que derrubou o americano Andy Roddick.
Roger Federer precisou de uma atuação consistente em cinco sets para derrubar o freguês Tommy Haas
Após as surpreendentes eliminações precoces de Novak Djokovic e Rafael Nadal, Federer chega às quartas como principal favorito ao título. Finalista nas três últimas edições do torneio, o suíço ainda não tem um troféu do torneio parisiense. Se finalmente triunfar, completará o chamado career slam, nome dado ao feito em que o tenista vence os quatro torneios do Grand Slam, mesmo que em anos diferentes. Um triunfo do suíço em Roland Garros também o igualará a Pete Sampras, recordista em títulos de Grand Slam, com 14 conquistas.
Saque perfeito no começo
Federer começou a partida arrasador no saque, vencendo todos os primeiros 24 pontos (seis games) em que teve o serviço. Haas, por sua vez, não cedeu quebras e manteve a parcial equilibrada até o tie-break. No game de desempate, o alemão enfim venceu um ponto no saque do suíço, e o mini-break fez a diferença. Haas fechou o tie-break por 7/5.
O número 2 do mundo começou melhor a segunda parcial e quebrou, enfim, o saque de Haas para abrir 3/1. Federer, no entanto, não aproveitou a vantagem e deixou que o adversário devolvesse a quebra no oitavo game. No 11º, com o número 2 do mundo sacando em 5/6 para forçar o tie-break, Haas conseguiu duas chances de quebra. Federer se salvou no primeiro, mas mandou um backhand na rede no segundo set point e deixou que o alemão vencesse a parcial.
Sufoco no quarto set
O maior susto do suíço veio no oitavo game do terceiro set, quando cedeu um break point ao alemão. Federer foi preciso e se salvou com uma direita vencedora indefensável. Na sequência, jogou bem e igualou o set em 4/4. O número 2 do mundo foi recompensado no game seguinte. Haas teve 40/15 em seu saque, mas cometeu dos erros e uma dupla falta e deu um break point ao suíço, que converteu e sacou em seguida para ficar com a parcial.
O terceiro set foi desastroso para Haas. Errando voleios fáceis e diante de um Federer mais confiante, o alemão teve seu saque quebrado três vezes e levou um pneu. Ao fim da parcial, Haas parecia abatido e já não se esforçava em todas as bolas.
O alemão só ofereceu resistência no começo do quinto set, mas seus golpes já não eram mais precisos como no começo da partida. Com quatro erros não forçados, Haas cedeu uma quebra a Federer no quinto game, e o suíço aproveitou a vantagem para vencer a parcial sem sustos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário