segunda-feira, 27 de julho de 2009

F1:Massa é retirado do coma, e médico diz que é cedo para avaliar visão; pai confirma melhoras e se diz animado


O Hospital Militar de Budapeste divulgou na tarde desta segunda-feira um novo boletim médico sobre o estado de saúde de Felipe Massa. Segundo os médicos, o piloto brasileiro não está mais entubado e sedado, isto é, foi retirado do coma induzido, e consegue enxergar, o que era outra importante preocupação.

O ferrarista ainda está um pouco confuso e não se lembra exatamente do que aconteceu no último sábado, quando teve a parte superior esquerda da cabeça, logo acima do olho, atingida por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello, durante o treino para o GP da Hungria. Os sintomas são normais pelo tipo de acidente sofrido.

As informações vão na contramão do que disse o cirurgião Robert Veres, médico da instituição húngara que participou da retirada de um fragmento ósseo do rosto de Massa no sábado, horas depois do incidente. “Ele sofreu alguns danos no olho. Não sabemos se ele estará hábil a correr novamente”, disse, colocando em dúvida a chance de o brasileiro voltar a correr não só nesta temporada, mas para o resto de sua vida.

Médico do GP Brasil de Fórmula 1 e da Stock Car, Dino Altmann rebateu as plavaras de Veres em entrevista á rádio "Jovem Pan". "A fratura no crânio atinge a cavidade ocular e não o globo ocular e nem o nervo óptico. Qualquer consideração a respeito da visão dele é pura especulação", afirmou Altmann, que acompanha a família de Massa na Hungria.

O novo relatório divulgado à imprensa já leva em consideração a tomografia computadorizada a qual o piloto da Ferrari foi submetido na manhã desta segunda-feira, a segunda desde que foi internado. Segundo o pai do piloto, Titonio, tanto este exame quanto uma ultra-sonografia nada de anormal revelaram.


O pai de Massa confirmou também que o filho consegue ver. "Está enxergando e hoje chegou a trocar palavras com Dino [Altmann], a família e o Nicolas [Todt, empresário do brasileiro]. Para o Dino, perguntou o que havia acontecido para estar no hospital. Dino respondeu, e ele simplesmente assentiu, sem fazer comentários", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário