segunda-feira, 15 de junho de 2009

Futebol:Nascido nos EUA, Rossi sai do banco para dar a vitória de virada para a Itália

Com dois gols do ítalo-americano Rossi e outro do xará dele, De Rossi, a Itália conseguiu virar o jogo e vencer os Estados Unidos por 3 a 1 na estreia na Copa das Confederações, em Pretória, na África do Sul . Com o resultado, a Azzurra chegou à liderança do Grupo B, ao lado do Brasil, que venceu o Egito na manhã desta quarta, mas com a vantagem no saldo de gols.

Agora, os italianos voltam a campo na próxima quarta-feira, contra o Egito. Os norte-americanos, por sua vez, encaram o Brasil no outro confronto do grupo.

Com um a menos, EUA terminam primeiro tempo na frente

Melhores tecnicamente, os tetracampeões mundiais dominaram o início do primeiro tempo. Com mais posse de bola, aproveitavam-se dos lançamentos de Pirlo e De Rossi para levar perigo ao gol americano. Aos 12 minutos, De Rossi jogou na entrada da área, Iaquinta, desequilibrado, ajeitou de cabeça e Gilardino bateu para defesa de Howard. Depois, foi a vez de Pirlo cobrar falta e Legrottaglie, na entrada da pequena área, mandar de peixinho rente à trave.

Fechados na defesa, os Estados Unidos apostavam nas arrancadas de Donavan, companheiro de Beckham no Los Angeles Galaxy. Numa delas, aos 25, ele serviu Bradley, que invadiu a área mas errou o chute, facilitando a defesa de Buffon. Quatro minutos depois, em outro lance de Dovanan, Altidore recebeu na área, bateu desequilibrado, mas a bola passou por Buffon e parou no pé salvador de Legrottaglie.

Agência/EFE

Abraçado com Grosso, Rossi comemora o primeiro de seus dois gols na vitória italiana

Só que aos 33 minutos, Clark fez falta dura em Gattuso e foi expulso. O jogo parecia ter ficado de vez na mão da Itália. De Rossi fez grande lançamento para Camoranesi, Bornstein tentou cortar e marcou contra, mas o árbitro anulou o gol acertadamente, assinalando impedimento.

Mesmo com um jogador a menos, os americanos continuaram levando perigo e marcaram aos 40. Após grande arrancada, Altidore deu um drible desconcertante em Chiellini e sofreu pênalti. Donavan bateu com categoria no canto esquerdo de Buffon: Estados Unidos, 1 a 0.

Rossi sai do banco para ser o herói da partida

No segundo tempo, com um homem a menos, os EUA vieram dispostos a se defender. Sem muita criatividade, a Itália buscava o empate, mas não levava perigo. Aos 11 minutos, o técnico Marcello Lippi resolveu mexer na equipe: Rossi e Montolivo entraram nos lugares de Gattuso e Camoranesi, respectivamente.

E logo no primeiro lance, Rossi robou bola no meio-campo e soltou uma bomba da intermediária, sem chance para Howard. Um golaço do filho de italianos nascido em Teanek, nos Estados Unidos.


Cinco minutos depois, ele tentou fazer mais um golaço. Após ajeitada de Grosso, bateu de primeira, mas a bola passou muito longe do gol. Aos 21, Iaquinta fez a jogada pela esquerda, Gilardino bateu cruzado e a bola passou na frente de Rossi.

Logo depois, Pirlo chutou forte, o goleiro rebateu, Iaquinta pegou o rebote mas mandou por cima. Aos 27, veio a virada. De Rossi bateu de longe, o zagueiro Onyewu encobriu a visão do goleiro e a bola morreu no canto esquerdo do gol: Itália 2 a 1.

A partir daí, a Itália tentou administrar a partida, mas chegou a levar alguns sustos, como no chute de Sacha Kljestan, aos 42. Já nos acréscimos, aos 48, Pirlo fez jogada excelente pela esquerda e cruzou para a área. Rossi apareceu mais uma vez para marcar e garantir a vitória italiana.

Ficha técnica:

EUA 1 x 3 ITÁLIA
Howard; Spector, Onyewu, Demerit, Bornstein (Sacha Klejestan); , Clark, Dempsey, Feilhaber (Beasley) e Michael Bradley; Altidore (Charlie Davis) e Donovan. Buffon; Zambrotta, Legrottaglie, Chiellini e Grosso; Gattuso (Rossi), Pirlo, De Rossi e Camoranesi (Montolino); Gilardino (Luca Toni) e Iaquinta.
Técnico: Bob Bradley. Técnico: Marcello Lippi.
Gols: Donovan, aos 40 minutos do primeiro tempo; Rossi, aos 13 e 48, e De Rossi, aos 26 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bornstein (EUA); Grosso, Legrottaglie (Itália). Cartão vermelho: Clark (EUA)
Estádio: Loftus Versfeld, Pretória (África do Sul). Data: 15/06/2009. Horário: 15h30m. Árbitro: Pablo Pozo (CHI). Auxiliares: Patricio Basualto e Francisco Mondria (CHI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário