O Grêmio está a um passo de poder bater no peito e dizer, todo orgulhoso, que é um dos quatro melhores times de futebol do continente. Basta vencer o Caracas a partir das 21h50m desta quarta-feira, no Olímpico, para o time gaúcho garantir vaga nas semifinais da Libertadores da América. Até empate por 0 a 0 serve, já que o duelo de ida, na Venezuela, teve igualdade por 1 a 1. Será o segundo jogo da equipe de Paulo Autuori no esquema 4-4-2, pela primeira vez utilizado no principal torneio continental.
O Caracas, também chamado de Los Rojos del Ávila, certamente o melhor time encontrado pelo Grêmio até agora na Libertadores, precisa vencer ou buscar empate a partir do 2 a 2 no Olímpico para ficar com a vaga. O time venezuelano está mobilizado. No primeiro jogo, na terra de Hugo Chávez, a torcida lotou o estádio e fez bonita festa. O objetivo é repetir, com um pouquinho mais de competência, o desempenho de 2007. Nas oitavas de final, após empate por 2 a 2 na Venezuela, o Caracas fez 2 a 0 no Santos na Vila Belmiro, mas acabou cedendo a virada e ficou sem a vaga.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida em Tempo Real. O SporTV 2 mostra ao vivo para todo o Brasil.
O 4-4-2 ideal em campo
O Grêmio estreou o esquema 4-4-2, tão anunciado pelo técnico Paulo Autuori, no empate por 0 a 0 com o Fluminense, domingo passado, no Maracanã. A nova distribuição tática já apresentou um time mais criativo, com Tcheco se aproximando da área, como queria o treinador. Nesta quarta, o sistema será pela primeira vez utilizado na Libertadores. E com os jogadores que Autuori quer.
No Maracanã, Ruy e Réver, suspensos, não puderam atuar. Eles voltam ao time agora. Na zaga, quem sobra é Rafael Marques, apesar das boas atuações. Túlio ganha força como titular do meio, ao lado de Adílson na proteção aos avanços de Souza e Tcheco. O único desfalque é o goleiro Victor, a serviço da seleção brasileira na Copa das Confederações.
Paulo Autuori, bicampeão da Libertadores com Cruzeiro e São Paulo, quer que o Grêmio marque forte e ataque com qualidade no Olímpico. Ele pede humildade na defesa e ambição no ataque.
- Eu trabalho com os jogadores para que eles tenham consistência na partida. Sólido na defesa, objetivo no ataque. Isto que eu quero e é isto que vamos provar amanhã. Espírito vitorioso. Tem que saber que quando o adversário tem a bola é o melhor time do mundo e marcar em cima. E quando nós tivermos a bola, somos nós os melhores do mundo – comentou.
O Olímpico deve receber aproximadamente 40 mil pessoas na partida. A procura por ingressos foi muito boa durante a semana.
Caracas mobilizado
Na capital da Venezuela, telões serão espalhados para a torcida acompanhar o jogo. É forte a mobilização para a partida. O Caracas deve ter apenas uma mudança na comparação com o primeiro jogo. O técnico Noel Sanvicente deve colocar Lucena no lugar de Piñangos. Os destaques do time são o meia Darío Figueroa e o atacante Rentería.
GRÊMIO | CARACAS |
Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López. | Vega, Romero, Barone, Rey e Cichero; Vera, Darío Figueroa, Lucena e Jesús Gómez; Rentería e Castellín. |
Técnico: Paulo Autuori. | Técnico: Noel Sanvicente. |
Estádio: Olímpico. Data: 17/06/2009. Horário: 21h50m. Árbitro: Carlos Torres (Paraguai). Auxiliares: Rodney Aquino (Paraguai) e César Franco (Paraguai). | |
Transmissão: O SporTV 2 exibe a partida ao vivo para todo o país. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário