quinta-feira, 11 de junho de 2009

F1:Na véspera do anúncio das 13 equipes para 2010, FIA e Fota fazem reunião


Um dia antes da data em que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai anunciar as 13 equipes que participarão do mundial do ano que vem, nesta sexta-feira, dia 12, o presidente da FIA, Max Mosley, vai se reunir com a Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota) para tentar chegar a um acordo sobre a participação de oito equipes que disputam a atual temporada no mundial de 2010.

No encontro, que acontecerá em Londres, na Inglaterra, o britânico espera convencer Ferrari, Renault, Toyota, McLaren, RBR, STR, Brawn GP e BMW a confirmarem de forma incondicional suas inscrições no campeonato do ano que vem. Williams e Force India tiveram as filiações da Fota suspensa por terem confirmado a participação na próxima temporada.

Nesta semana, Mosley mandou uma carta à Fota na qual dizia que o polêmico regulamento para 2010 será discutido apenas pelas equipes que realmente forem participar do campeonato.

No dia 29 de abril a FIA divulgou as regras para o próxima ano com o teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) e privilégios técnicos aos times que acatassem este valor como limite de gastos.

Confira um trecho da carta enviada à Fota:

“Nos termos do Código Esportivo Internacional (Art.66), nós não podemos alterar as regras publicadas para 2010 a menos que haja um consenso entre todos os competidores que se inscreveram.

Entretanto, tendo uma lista de inscrições confirmada, nós poderemos fazer as mudanças necessárias, desde que tenhamos um acordo unânime.

A equipe, desta maneira, tem a opção de participar deste processo confirmando sua entrada, ou não. Para participar, o time deverá nos escrever confirmando sua inscrição de modo incondicional.

Esta é, naturalmente, a maneira mais simples de garantir que todas as equipes inscritas possam competir sob as mesmas regras. Portanto, é necessário que todos se inscrevam com o regulamento previsto para 2010 tal como ele foi publicado. Em seguida, todos os participantes podem concordar em alterar este regulamento. A proposta é viável para todas as partes.

Pretendemos organizar um encontro de todas as equipes confirmadas para 2010 imediatamente após o dia 12 de junho (dia em que a FIA anunciará as 13 escuderias que disputarão o mundial do ano que vem), para discutir as medidas de redução de custos que foram propostas pela Fota.

Já conhecemos os pontos de vista de alguns dos prováveis novos competidores no que diz respeito às propostas para isso, e os comentários são amplamente positivos, então uma solução deve ser relativamente simples de ser alcançada.

Aguardamos uma resposta positiva. Seria útil ter esta carta o quanto antes até sexta-feira (dia 9).

Estamos dispostos a iniciar imediatamente as negociações, visando a assinatura de um acordo o quanto antes. Entretanto, não há possibilidade de alterar um projeto de centenas de páginas de uma hora para outra.

Além disso, a FIA precisará saber quem está disposto a discutir o projeto. Certamente, teremos novas equipes em 2010, e, atualmente, parece improvável que todas as equipes de 2009 estejam presentes em 2010. É óbvio que o projeto deverá ser discutido apenas entre aqueles que irão participar (da próxima temporada).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário