O Goiás comemorava o jogo de número 300 do goleiro Harlei em Brasileirões - incluindo as séries A e B - e buscava a primeira vitória na competição deste ano, já que empatou nas duas primeiras rodadas. O Internacional, ainda extasiado com a vitória sobre o Flamengo, na quarta-feira, que o classificou para as semifinais da Copa do Brasil, procurava manter os 100% de aproveitamento e a liderança, ainda que escalasse um time misto para poupar energias. O empate sem gols no Serra Dourada se desenhava até Taison entrar no segundo tempo, marcar de cabeça aos 32 minutos o seu 22º gol na temporada 2009, garantir a liderança isolada, com nove pontos ganhos em três vitórias, invencibilidade da equipe de 19 jogos e estragar a festa do goleiro alviverde.
O Goiás, que ocupa a 13ª colocação no Brasileiro, com dois pontos ganhos, terá como adversário na quarta rodada, no próximo sábado, justamente o adversário do Inter nas semifinais da Copa do Brasil: o Coritiba. O jogo será em Curitiba, no Couto Pereira. Depois de disputar a primeira partida pelas semifinais da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, contra o Coxa, o Colorado receberá o Avaí, também em seu estádio, pela 4ª rodada do Brasileirão.
Perigo no início
Tite deixou quatro titulares em Porto Alegre - o zagueiro Álvaro, o lateral-esquerdo Kleber e o atacante Nilmar - e três no banco - o zagueiro Índio, o volante Sandro e o atacante Taison - para poupar o Colorado para o jogo contra o Coritiba - o meia D’Alessandro, com problema muscular, também foi desfalque, além dos reservas Danilo Silva e Rosinei.
Bom para o Goiás, melhor no primeiro tempo. E logo com menos de um minuto de jogo - mais precisamente, aos 43 segundos -, o anfitrião mostrou seu cartão de visitas. Felipe Menezes, com a camisa 10, fez boa jogada para Felipe, que bateu cruzado. A bola desviou em Sorondo mas não tirou do lance o goleiro Lauro, que, em grande fase, espalmou para escanteio.
Além de Felipe Menezes com a camisa 10 na armação das jogadas, a volta de Júlio César à lateral esquerda melhorou, e muito, o Alviverde, bastante ofensivo e fazendo o dever de casa de todo time que deseja vencer: aberto pelas laterais, não demorou a criar outra boa chance de abrir o placar. Felipe iniciou boa jogada para Felipe Menezes, que deixou Ramalho na cara do gol, mas o volante, pressionado por Danny Morais, bateu torto, para fora.
Inter cadenciado
Longe de mostrar a inspiração na vitória sobre o Flamengo, o Inter, com apenas quatro titulares, procurava fazer o tempo passar. Mas, se tinha o seguro Lauro no gol e o guerreiro Guiñazu no meio-campo, coube ao camisa 10 deste sábado, o herói Andrezinho, autor do gol da vitória, de falta, sobre os rubro-negros na quarta-feira, fazer a única boa jogada do time na primeira etapa. Aos 28 minutos, enfiou boa bola para Giuliano bater - a bola foi desviada pelo bom zagueiro Rafael Tolói para escanteio.
O Colorado insistia nas jogadas pelo meio, mas pelo menos o seu jogo cadenciado e a forte marcação do meio-campo esfriaram o adversário, ainda que o time errasse muitos passes. O Goiás já não ameaçava como no início. A torcida só gritou mesmo depois de um lance polêmico aos 41 minutos, quando reclamou de um empurrão de Sorondo em Iarley dentro da área, que o árbitro Cláudio Luciano Mercante interpretou como jogada normal.
O mesmo Iarley, aos 47, ao tocar de costas para o gol nas mãos de Lauro, dava fim às tentativas do primeiro tempo.
- Está faltando o último toque - resumiu no intervalo o atacante alviverde Felipe.
Taison entra e dá vitória ao Inter
Do lado colorado, Tite pediu ao time mudança de postura, principalmente do meio-campo. Mais adiantado na marcação, o Inter parecia voltar mais animado. Mas a primeira jogada de perigo foi novamente do Goiás, aos três minutos. Felipe foi à linha de fundo mas centrou forte demais para Iarley alcançar. Aos quatro, Magrão solou Júlio César na entrada da área. Ganhou o cartão amarelo e cometeu falta perigosa. Felipe Menezes bateu, Lauro se esticou e encaixou.
Aos 11 minutos, Tite pôs o veloz Taison, que estava poupado no banco, no lugar do apagado Giuliano. Assim que entrou, o atacante deu belo drible em João Paulo e por pouco serviu bem Alecsandro. Já Sandro, após centro de Iarley pela direita, quase fez um gol contra. Lauro salvou, se esticando para espalmar.
O jogo aumentou em técnica e velocidade. Aos 22, Alecsandro, rápido pela direita, centrou para Taison, que tocou sem força. Com Harlei vencido, João Paulo, com tranquilidade salvou o que seria o gol do Inter. Já com Leandrão no lugar de Alecsandro, a torcida colorada presente ao Serra Dourada soltou o grito de gol aos 32 minutos. Em jogada pela esquerda Marcelo Cordeiro centrou na medida para Taison, no meio da zaga alviverde, testar firme para o fundo das redes.
Restou ao Goiás buscar o empate. Eduardo Ramos, que entrara no lugar de Felipe Menezes, perdeu a chance de marcar de cabeça. Nos contra-ataques, o Inter ameaçava ampliar o placar. Taison, de trivela, deixou Leandrão livre, mas o atacante tocou por cima, para fora. A torcida colorada já achava tudo maravilhoso. Com gritos de olé no fim, comemorou mais uma vitória do time da moda, invicto há 19 jogos na temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário